Notícias ▹ Professora do PPGAS fala de suas experiências de pesquisa em episódio do Mundaréu

A professora Catarina Morawska Vianna, do PPGAS da Universidade Federal de São Carlos, é uma das convidadas do episódio que abre a segunda temporada do Mundaréu, um podcast que é produzido a partir de uma parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor) da Unicamp e o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB).

Catarina, ao lado de Elisângela Maranhão, do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças, fala de suas experiências de pesquisa e de histórias que cercam a sua relação com a antropologia.

O episódio foi lançado essa semana e foi intitulado de “antropologia do vuco-vuco”. Tem pouco mais de 43 minutos de duração e trata de termas como luto endêmico, pesquisa comunitária, maternidade e movimento social.

Juntas, as duas dialogam sobre como um grupo de mães de Peixinhos, bairro de Olinda, em Pernambuco, vem lidando com a morte de seus filhos, crianças majoritariamente negras que foram assassinadas ao longo deste ano.

Elas falam também sobre o papel da antropologia neste contexto. Sempre de uma forma dialógica e coautoral entre pesquisadores e moradores da comunidade.