Laboratórios e Grupos de Pesquisa ▹ Grupo de Pesquisa em Etnografia, Linguagem e Ontologia – ELO
Grupo de Pesquisa em Etnografia, Linguagem e Ontologia – ELO
O Grupo de Pesquisa em Etnografia, Linguagem e Ontologia (ELO) situa-se no campo interdisciplinar entre a Antropologia Linguística, Linguística e Filosofia da Linguagem, e busca consolidar uma abordagem que enfatize as relações entre ontologia e linguagem observadas através de etnografias, teorias da linguagem e processos de documentação de línguas indígenas, gêneros discursivos, artes verbais (cantos, fórmulas xamânicas, sonhos, narrativas míticas, dentre outros), modos de comunicação transespecíficos, e ações de retomada/revitalização linguísticas.
Deste modo, o ELO procura constituir um contexto reflexivo e crítico para a escuta atenta de proposições ontológicas sobre a linguagem de (as) interlocutores (as), humanos e mais-que-humanos, permitindo ressaltar em que medida elas constituem declarações que evidenciam desencontros ontológicos sobre a conceituação de língua, manifestando entendimentos totais sobre a linguagem e desestabilizando projeções reificantes, multiculturais e/ou naturalizadoras.
Cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o ELO desenvolve suas atividades no âmbito do Laboratório de Etnologias Transespecíficas (LETs) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar (PPGAS-UFSCar). O grupo reúne e encontra-se aberto a pesquisadores (as) em diferentes níveis de formação acadêmica. Mensalmente, são realizados encontros para debates e oficinas formativas de modo híbrido (presencial e remoto).
Linhas de pesquisa:
- Ontologia e Linguagem
- Etnografia da fala
- Poéticas indígenas e artes verbais
- Retomada/ revitalicação linguística
Contato: danilo.ramos@ufscar.br