Eventos do PPGAS ▹ Seminário Temático na IX React (UFG), “Tecnologias da Financeirização e Endividamento”

Este Seminário Temático tem como objetivo aproximar pesquisas que abordam etnograficamente tecnologias de financeirização que crescentemente atravessam paisagens das mais diversas: créditos de carbono em comunidades indígenas; empréstimos consignados entre beneficiários de políticas sociais; linhas de crédito para a agricultura familiar condicionadas à compra de sementes transgênicas e agrotóxicos; novas formas de investimento em pequenas centrais hidrelétricas que se multiplicam ao longo de bacias hidrográficas; a disseminação da noção de ‘indivíduo empreendedor’ em editais que circulam em movimentos sociais; novos negócios de impacto em projetos socioambientais. Pretendemos agregar trabalhos que, inspirados por uma abordagem feminista ao estudo do capitalismo (Bear, Ho, Tsing, Yanagisako, 2015; Gibson-Graham 2006) e pela crítica da teoria social negra ao capitalismo racial (Robinson, 1983; Davis, 2000; Gonzalez, 2020; Vergès, 2020; Ferdinand, 2022), enfatizem os efeitos políticos de dispositivos sociotécnicos de mercado em socialidades mais que humanas. Incentivamos trabalhos que descrevam recusas pragmáticas que emergem em territórios que se veem diante de tecnologias de financeirização, bem como as disjunções temporais impostas a essas tecnologias por ritmos e ciclos de vida que lhes extrapolam, como é o caso de rios, solos ou formas de vida tomados como investimentos potenciais. Interessa-nos especialmente descrições dos contornos particulares que as muitas formas de endividamento assumem no encontro das tecnologias de financeirização com práticas de conhecimento localizadas.

*Envie seu resumo diretamente para os e-mails das coordenadoras do ST até dia 30 de julho.

Coordenação:
Catarina Morawska (Universidade Federal de São Carlos) – morawskavianna@ufscar.br ;
Flávia Melo (Universidade Federal do Amazonas) – flaviamelo@ufam.edu.br ;
Jessica Sklair (Queen Mary University of London) – j.sklair@qmul.ac.uk ;