Laboratórios e Grupos de Pesquisa ▹ Laboratório de Estudos sobre Diferenciação e Interseccionalidade (Iterares)

O Laboratório de Estudos sobre Diferenciação e Interseccionalidade (Iterares) inclui pesquisadores em vários níveis de formação (iniciação científica, mestrado e doutorado) e docentes vinculados à UFSCar e outras instituições de pesquisa do estado de São Paulo. É um espaço para a discussão de questões e abordagens relacionadas às temáticas da diferenciação, da interseccionalidade e do continente africano em ciências sociais. Essas organizam-se em torno da metodologia iterativa, desenvolvida a partir de um diálogo com o conceito derrideano de iterabilidade para analisar eventos em termos de continuidades e rupturas. O Iterares pretende ser tanto um espaço de formação para os/as alunos/as da instituição que com ele tenham afinidade, quanto um espaço de produção e orientação de pesquisas e disseminação de seus resultados em forma de eventos e publicações. Vale ressaltar que, embora a reflexão da maior parte de seus integrantes parta de contextos africanos, a ideia é que o Iterares seja também um espaço de interlocução com alunos/as e pesquisadores/as da UFSCar que tenham interesse em processos semelhantes em outros contextos e também com alunos/as e pesquisadores/as interessados/as em contextos africanos em geral. Ademais, pretende-se incentivar entre os/as discentes e pesquisadores/as da instituição o interesse por contextos africanos não restritos à lusofonia. No atual momento de consolidação do campo de estudos africanista no Brasil, no qual se pretende que o continente africano seja pensado a partir de suas próprias questões, coloca-se a necessidade de maior engajamento também com contextos anglófonos e francófonos. O Iterares vem investindo na diversificação das temáticas de pesquisa nesse sentido.