Notícias ▹ Nota da Coordenação do PPGAS ao corpo discente do Programa

Em decorrência da pandemia global do Covid-19, e seguindo a orientação da Reitoria da UFSCar, que suspendeu as atividades presenciais na universidade por tempo indeterminado, o PPGAS comunica a suspensão de seminários, eventos, disciplinas e demais atividades institucionais até que haja a futura readequação do calendário pelas instâncias responsáveis.

Nossa sugestão é que o prosseguimento das atividades de pesquisa não seja interrompido. Vocês, alunos e alunas, devem entrar em contato com seus respectivos orientadores e orientadoras para, diante das considerações pertinentes a cada caso (condições específicas de cada estudante e docente no estado de isolamento social, como acesso a computador e internet, cuidados com familiares, e outras situações que impeçam ou dificultem o trabalho em casa), e levando em conta a difícil situação em que estamos vivendo (na qual as condições de trabalho estão bem longe das ideiais) pensarem juntos a melhor forma de dar sequência aos trabalhos neste momento. Atividades como a coleta de materiais bibliográficos e documentais, leitura, preparação de projetos, captação de dados e informações disponíveis na internet, consulta de acervos online e a preparação de artigos, entre outras, não precisam, na medida do possível, ser paralisadas. Ao contrário: estimulamos que continuem. Consultem, por favor, suas orientadoras e seus orientadores para decidirem, juntas e juntos, o bom andamento dos trabalhos.

Ainda não temos clareza sobre os rumos que as coisas tomarão – de fato, ninguém tem. Mas o PPGAS/UFSCar está e continuará atento a todos os desdobramentos futuros, especialmente no que concerne aos prazos, aos usos dos recursos, às questões ligadas à pesquisas de campo e/ou arquivo, bem como às bolsas. Todos serão comunicados de qualquer decisão ou evento que afete a vida e o trabalho acadêmico, e tão logo a situação se normalize – oxalá em breve – teremos muito trabalho para readequar agendas e decidir sobre como tudo será reorganizado.

Muito atenciosamente,

Coordenação do PPGAS/UFSCar