Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
UFSCar

Notícias ▹ Nota de pesar – Prof. Dr. Pedro Agostinho da Silva

O Programa de Pós-Gradução em Antropologia Social da UFSCar (PPGAS-UFSCar), por meio desta nota, solidariza-se com os (as) familiares, amigos (as) e alunos (as) do prof. Dr. Pedro Agostinho da Silva e presta sua homenagem a este importante etnólogo, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia-UFBA, falecido nesta quinta-feira, 10 de novembro de 2022. O prof. Pedro Agostinho da Silva foi um dos grandes etnólogos de seu tempo, tendo contribuído de maneira fundamental para a consolidação desse campo de estudos no Brasil através da fundação de instituições como o Centro de Estudos Indígenas (CEI) em Brasília, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA e o Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB-UFBA).

Foi um dos pioneiros na realização de pesquisas sobre povos indígenas no Xingú, tendo produzido um estudo clássico sobre o ritual do Quarup, através de etnografia com o povo Kamayurá. Formou e influenciou gerações de antropólogos (as), sempre embasando a formação antropológica no rigor teórico-metodológico, em sólidos princípios éticos e no engajamento pela efetivação dos direitos indígenas. Foi precursor nos estudos sobre os povos indígenas no Nordeste, tendo realizado, já em 1971, viagem com professores e estudantes da UFBA à aldeia pataxó de Barra Velha para reconhecimento e trabalho de campo junto aos Pataxó da região do Monte Pascoal. O engajamento na luta em defesa dos direitos dos povos indígenas marcou toda sua trajetória, tendo sido ele um dos inspiradores e fundadores da Associação Nacional de Ação Indigenista – ANAÍ.

Prof. Dr. Pedro Agostinho da Silva
* Nascimento : 28/11/1937