Projetos de extensão ▹ Ecossistemas de financiamento feministas: mapeamento de redes internacionais de apoio a organizações de mulheres

Coordenadora: Catarina Morawska Vianna

Projeto de extensão fruto de uma parceria entre o Laboratório de Experimentações Etnográficas (LE-E) e o imuê – Instituto Mulheres e Economia (imuê), um instituto de pesquisa que trabalha com movimentos sociais de mulheres. O projeto busca responder a uma questão central para os fundos globais voltados a iniciativas pela igualdade de gênero, qual seja, a dificuldade de alcançar movimentos de base que efetivamente são formados por mulheres do chamado Sul Global. O que se vê são recursos circulando nos mesmos canais institucionais de sempre, financiando burocratas em escritórios nas capitais de países ricos, reforçando assim uma geopolítica bastante particular da indústria do desenvolvimento. Como resposta ao problema, a Association for Women’s Rights in Development (AWID) tem defendido a criação de um “ecossistema de financiamento feminista”, formado por movimentos feministas e organizações de defesa de direitos das mulheres em todos os países. A ideia é que ativistas feministas possam definir as prioridades de financiamento em diálogo com financiadores, e não apenas se adaptar à agenda de financiamento estabelecida de antemão em processos de tomada de decisão dos quais não participam. É nesse sentido que tanto o LE-E quanto o imuê consideram crucial que os movimentos de mulheres no Brasil tenham um panorama geral dos agentes participantes de tal ecossistema de financiamento feminista, e para tanto será desenvolvida uma cartilha que aponte para possibilidades de parcerias internacionais para lideranças e organizações da sociedade civil voltadas aos direitos das mulheres.

Entidades envolvidas:

Laboratório de Experimentações Etnográficas – LE-E