Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
UFSCar

Projetos de extensão ▹ Memória das Paisagens Indígenas Ancestrais do Noroeste Amazônico: Sítios Históricos e Lugares Sagrados

Coordenador: Geraldo Andrello

Trata-se de um convênio guarda chuva visando assessoria técnica por parte de pesquisadores da UFSCar a projetos desenvolvidos pelo Instituto Socioambiental (ISA) nas regiões do Rio Negro (AM) e Xingu (PA). Pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar, participam os professores Geraldo Andrello e Pedro Lolli, além dos pós docs Thaís Mantovanelli, Diego Rosa Pedroso e Roberto Rezende.

Um projeto coletivo internacional passou a ser desenvolvido a partir de 2019 no âmbito deste convênio. Trata-se do projeto Memória das Paisagens Indígenas Ancestrais do Noroeste Amazônico: Sítios Históricos e Lugares Sagrados, coordenado pelo Prof. Dr. Manuel Arroyo-Kalin (University Colleg of London) e pelo Prof. Dr. Geraldo Andrello (UFSCar). Deste projeto participam dois estudantes indígenas de graduação do curso de Ciências Sociais: Túlio Soares e Juka Fernandes, ambos do povo desana.

O Prof Geraldo Andrello é ainda membro permanente do Conselho de Gestão Estratégica do Programa Rio Negro do ISA.

Entidades envolvidas:

Universidade Federal de São Carlos